Encontre o que quer ver

28.11.16

Razão e emoção


A palavra equilíbrio contém uma gama de significados que muitas vezes passam despercebidos e não permite entendê-la perfeitamente. Envolve noções de igualdade, proporcionalidade, estabilidade, distribuição harmoniosa entre partes, moderação de gestos, palavras, sentimentos, estabilidade mental e emocional, comedimento, autocontrole e tantas outras. Uma grande abrangência para palavra tão corriqueira e, paradoxalmente, pouco praticada.
            
É bastante comum que em momentos de crise, palavra esta também de amplos significados, alguém reivindique a necessidade de doses de equilíbrio como solução, dando a este último o poder da cura de muitos males. Há, no entanto, muitos fatores adjacentes e também necessários para que haja uma terapia eficaz em momentos de situação econômica ou social  repleta de problemas, de momentos indefinidos e plenos de riscos, dúvidas, tensões, desgastes e desajustes que acabam interferindo também, e especialmente, no corpo e na mente das pessoas envolvidas.

O pretendido equilíbrio entre razão e emoção é uma árdua tarefa na busca do restabelecimento de situações mais amenas. Não é fácil manter a serenidade para um melhor desempenho no trabalho, nas relações com a família e com a sociedade de modo geral. Não é algo simples não se deixar influenciar pelas ameaças de uma sociedade cada dia mais violenta, competitiva e menos tolerante. Não será fácil ter atitudes ponderadas se não impusermos a nós mesmos alguma dose de tolerância, paciência e boa vontade. Mesmo que não se perceba nos governantes qualquer indício de vontade de fazerem sua parte para sair da crise, sempre caberá a cada um de nós uma iniciativa pessoal em prol do equilíbrio de atitudes e perseverança na busca de soluções.   
________________
Publicado na coletânea "A Pzza Literária - décima quarta fornada"
Rumo Editorial - SP - 2016
________________ 


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...