Encontre o que quer ver

13.9.16

SOBRAMES - Regional do Estado de São Paulo



Breve resumo histórico
A Sociedade Brasileira de Médicos Escritores – Sobrames – foi fundada na cidade de São Paulo, em 23 de abril de 1965, por Eurico Branco Ribeiro, notável cirurgião e literato, radicado nesta capital, oriundo de Guarapuava – Paraná. O primeiro nome da entidade era “Sociedade Brasileira de Escritores Médicos” – Sbem.
A Sociedade expandiu-se e em vários estados foram abertas regionais. O estado de São Paulo foi o quinto a ter uma regional, fundada em 28 de dezembro de 1971, uma vez que, nos primeiros anos, a atuação da diretoria da entidade nacional, por se localizar no mesmo domicílio, supria a demanda administrativa estadual.
Em 27 de dezembro de 1979, numa Assembléia Geral realizada na cidade de Belo Horizonte, resolveu-se modificar o nome da entidade para  Sociedade Brasileira de Médicos Escritores – Sobrames, uma vez que seus protagonistas defendiam a ideia de que seus membros eram primeiramente médicos e depois escritores.
Tal modificação foi aceita por todos os estados, menos pelos membros de São Paulo, uma vez que defendiam a tradição do nome. Não houve acordo. Os paulistas da Sbem não acataram a decisão democrática, segregando-se dos escritores das regionais da Sobrames. A Sbem de São Paulo  caminhou sozinha por mais alguns anos, fazendo questão de não ter qualquer vinculação com a Sobrames, e desapareceu. 
A atual regional paulista da Sobrames foi fundada em 16 de setembro de 1988, na Pizzaria Ilha de Cós, na Rua Pedro de Toledo, no bairro de Vila Clementino, graças ao estímulo de membros da regional do Rio de Janeiro, destacando-se os nomes de Maria José Werneck, Syllos de Sant’ Anna Reis e Paulo Silva de Oliveira, (Paulo Fatal). Nessa reunião foi eleita, por aclamação, a primeira diretoria, assim composta: Presidente: Flerts Nebó; Vice-presidente: Helio Begliomini; 1o Secretário: Luiz Jorge Ferreira; 2o Secretário: Carlos Henry Levy Sandoval; Tesoureiro: Tarceu Pinto de Souza; Orador: Amauri José Dorini; Vogais: Maria Arlete de A. Moreira e Wilton Viana.
Foram considerados membros fundadores, conforme publicado na edição do jornal “O Bandeirante”, nº 60, de novembro de 1997 (em ordem alfabética): Aida Lúcia P. Dal Sasso Begliomini, Amaury Jose Dorini, Aziz Ansarah Rizek, Carlos Alberto Pessoa Rosa, Carlos Henry Levy Sandoval, Carlos Luiz Campana, Djalmas Miguel Gonzáles, Durval Rosa Borges, Fernando Teixeira Mendes, Flerts Nebó, Helio Begliomini, Helmut Adolph Mataré, Hildette Rangel Enger, José Daipré, Josef Tock, Luiz Jorge Ferreira, Madalena Jesuína G. M.Nebó, Manlio Mario Marco Napoli, Maria Arlene de A. Moreira, Mário Name, Mateus Romeiro Neto, Mercedes  Gomes Guimarães, Mércia Lúcia de Melo N.Chade, Miguel Falci, Miguel  João Yasbeck Neto, Olindo de Luca, Pedro Elias Makaron, Régis Cavini Ferreira, Salomão Azar Chaib, Tarceu Pinto de Souza, Vera Lúcia Teixeira, Walter Pinheiro Nogueira e Wilton Viana.
Os membros da Sobrames de São Paulo, desde o seu início, nunca se consideraram continuadores do núcleo de médicos escritores paulistas denominado Sbem, mas sim, iniciadores de uma nova regional da Sobrames nacional que, através da atuação incisiva e carinhosa de membros da regional fluminense, os incentivou e os acolheu, abrindo-lhes as portas e dando-lhes abrigo na entidade nacional.
Este registro histórico é descrito com todos os seus detalhes na obra de Helio Begliomini e Marcos Gimenes Salun publicada em setembro de 2008, por ocasião da comemoração dos primeiros 20 anos de história da regional de São Paulo: SOBRAMES PAULISTA – compêndio dos seus vinte anos de hitória (1988/2008) – Helio Begliomini e Marcos Gimenes Salun – Rumo Editorial – São Paulo - 2008 – ISBN 978-85-60380-08-4.
FAÇA DOWNLOAD DESTA OBRA:
Na mencionada obra foi feito um minucioso registro de tudo o que aconteceu no período dos primeiros 20 anos da regional paulista. Com base em farta documentação pesquisada e hoje disponível no acervo da Sobrames, o volume é uma preciosa contribuição para a história da sociedade. Ainda encontram-se disponíveis com os autores alguns exemplares impressos da obra. Os interessados poderão obter um exemplar em contato direto com eles. O livro está também disponível em edição eletrônica, em arquivo PDF, que poderá ser baixada através do BLOG da Sobrames-SP, do qual se falará mais adiante.

Sobrames paulista nos dias de hoje
No ano de 2015, quando se comemora o Jubileu de Ouro da Sobrames no Brasil, a regional paulista completa 27 anos de existência, de acordo com o relato acima. Nesse período tem mantido atividades de maneira ininterrupta, sempre com ativa participação de seus associados, convidados, amigos e confrades de todas as regionais no país.
Congrega atualmente cerca de sessenta membros ativos entre titulares, acadêmicos, colaboradores, eméritos, honorários e beneméritos. Basicamente a sociedade é constituída por médicos escritores de literatura não-científica, além de escritores de outras formações profissionais, tendo em seu quadro advogados, engenheiros, jornalistas, dentistas, arquitetos, dentre outros.
Suas atividades são bastante diversificadas, indo de encontros literários mensais, as tradicionais e conhecidas Pizzas Literárias, até a realização de Jornadas, Congressos e outros encontros, tais como a “Balada Literária”, espécie de sarau já realizado em três oportunidades, congregando autores, músicos, cantores e outros artistas numa única festa. Por outro lado, a produção literária de seus associados é muito profícua, seja através de obras individuais, das Coletâneas e Antologias publicadas anualmente, do jornal mensal e de publicações virtuais através do BLOG.
As diretorias que se renovam a cada biênio têm mantido a regional paulista sempre num rítmo acentuado, buscando a cada dia proporcionar aos associados um destaque cada vez maior no cenário da literatura amadora do país e promovendo a interação cada dia maior com os confrades de todas as demais regionais da Sobrames. Reunindo-se mensalmente em sua sede, na Associação Paulista de Medicina – APM, a diretoria planeja e coloca em prática inúmeras ações para o fortalecimento da sociedade. Nos tópicos a seguir destacamos algumas informações sobre essas atividades.

     Pizzas Literárias
Em 1989 surgiu a ideia de se reunir os colegas ao redor de uma mesa de pizza, como acontecera por ocasião da fundação da entidade. A reunião mensal tornou-se uma tradição e foi intitulada “Pizza Literária”. Desde então é realizada em uma pizzaria de São Paulo, com uma frequência que costuma beirar trinta pessoas. Nesta, além de se saborear uma deliciosa pizza, tomar um chope e bater papo com os amigos, tem-se a oportunidade de ouvir os trabalhos dos colegas e também apresentar os seus. Tem-se, também, a possibilidade de encontrar colegas de outras especialidades e formados nas mais diversas faculdades, além de sócios não médicos das mais variadas profissões. Todos com uma paixão em comum: a literatura.
Em abril de 2015 a Sobrames-SP realizou a Pizza Literária de nº 297. Na página 91 do livro “SOBRAMES PAULISTA” há uma série de informações interessantes sobre essas reuniões dos primeiros 20 anos da regional. Ao longo do tempo, as reuniões foram mudando de lugar em virtude de várias ocorrências, já tendo passado por sete pizzarias diferentes na capital paulista. As reuniões de 2015 têm acontecido na terceira quinta-feira de cada mês, no salão superior da Pizzaria BONDE PAULISTA, que fica na Rua Oscar Freire, 1597, bairro de Cerqueira Cezar, à partir de 19h30.
O clima sempre festivo desses encontros tem atraído muitos visitantes de outras entidades literárias com as quais a Sobrames-SP mantém intercâmbio, além de estudantes de medicina e inúmeros médicos escritores que após a primeira visita acabam se encantando com o acolhedor ambiente e tornam-se associados ou frequentadores assíduos.

Jornadas Literárias Paulistas
A cada dois anos a Regional de São Paulo promove uma Jornada Médico-literária, congregando membros de várias regionais e, em algumas ocasiões, médicos escritores de outros países. As jornadas já se realizaram em diversas cidades do interior paulista e também na capital do estado: Jundiaí – 27 a 29 de setembro de 1991;  Bragança Paulista – 28 a 30 de maio de 1993; Santos – 24 a 26 de novembro de 1995; Campos do Jordão – 28 a 30 de agosto de 1997; Águas de São Pedro – 16 a 19 de setembro de 1999; Botucatu – 27 a 30 de setembro de 2001; Campos do Jordão – 25 a 28 de setembro de 2003; Serra Negra - 22 a 25 de setembro de 2005; Jundiaí – 27 a 29 de setembro de 2007; São Paulo - 17 a 19 de setembro de 2009. Esta jornada foi realizada conjuntamente com a V Jornada Nacional da Sobrames e com a VI Sobramíada do Ceará; Itu - 22 a 25 de setembro de 2011; e Botucatu - 26 a 29 de setembro de 2013, evento que congregou também a VII Jornada Nacional da Sobrames. Em 2015 a XIII Jornada Médico-Literária Paulista será realizada na cidade de São Paulo, de 26 a 29 de agosto, nas dependências da Associação Paulista de Medicina.
No livro “SOBRAMES PAULISTA”, a partir da página 164, poderão ser encontrados maiores detalhes sobre participantes das jornadas ocorridas até 2007. Já no BLOG da Sobrames-SP, além dessas informações, estão disponíveis para download os Anais completos das edições de 2003 em diante.      

Congressos
            Nos anos pares são realizados os Congressos Brasileiros da SOBRAMES, congregando todas as regionais. A regional do Estado de São Paulo já sediou e organizou esses congressos nos anos de 1994 e 1998. Nos demais congressos realizados e organizados por outras regionais sempre houve a participação de representantes da regional São Paulo. Durante o último Congresso realizado no Estado de Pernambuco, uma vez mais a regional de São Paulo foi prestigiada para receber o XXVI Congresso Brasileiro.

Eventos internacionais
            Vários membros da regional paulista fazem parte ou participam em algumas associações de escritores médicos em outros países, dentre estas: LISAME - Liga Sul Americana de Médicos Escritores, com sede em Buenos Aires – Argentina; UMEM – União Mundial de Escritores Médicos, com sede em Lisboa – Portugal, cujo congresso  realizado em Viana de Castelo - Portugal, de 27 de setembro a 3 de outubro de 2004, contou com representação da Sobrames paulista; UMEAL – União de Médicos Escritores e Artistas de Língua Lusófona, com sede em Lisboa – Portugal; AMEAM: Associação de Médicos Escritores e Artistas de Moçambique, com sede na cidade de Maputo.
            Além destes, a Sobrames-SP estabeleceu recentemente intercâmbio cultural com a AME – Asociación de Médicos Escritores da Guatemala, tendo vários de seus membros participado com publicação de trabalhos em portugues e espanhol na Antologia Latinoamericana, publicada por ocasião da realização do I Congreso Guatemalteco e X Congreso Latinoamericano de Médicos Escritores realizado em Guatemala-Antigua de 22 a 25 de outubro de 2014.

O Bandeirante
            Desde 1992 a Sobrames publica o informativo mensal “O Bandeirante” que é distribuído aos membros da regional paulista, diversos confrades de outras regionais, além de entidades culturais no Brasil e no exterior. Por vários anos publicou também um suplemento literário denominado “Páginas Sobrâmicas”, trazendo textos literários dos membros da regional de São Paulo. A partir de 2001 a publicação ganhou o título de “Suplemento Literário”, e continua sendo publicado mensalmente incorporado ao jornal “O Bandeirante”.
            Desde janeiro de 2006 o jornal “O Bandeirante” passou a ser distribuído pela internet, estando as edições de janeiro de 2006 em diante disponíveis para donwload no BLOG da Sobrames, em diversos sites e em redes sociais. Além dessa divulgação, a distribuição é feita por email para mais de 1000 destinatários no Brasil e no Exterior. Em abril de 2015 a publicação chegou à edição de nº 269.       

Antologia Paulista
            Em 1999 foi editada a “I Antologia Paulista”, contendo todos os trabalhos das “Páginas Sobrâmicas” nos seus dois primeiros anos de publicação (abril 1997 a março de 1999). Em 2000 foi publicada a II Antologia Paulista, desta vez com trabalhos inéditos dos sócios que se encontravam disponíveis no acervo da Sobrames sob a guarda do então presidente, Walter Whitton Harris. A série de antologias continuou e já conta com nove volumes, tendo os demais sido publicadas em 2001, 2003, 2005, 2007, 2009, 2011 e 2013. Já está no prelo e com data de lançamento marcada para acontecer durante a Jornada Médico-Literária Paulista em agosto de 2015, a décima edição dessa série de livros, desta feito com os trabalhos publicados no Jornal “O Bandeirante” no período de abril de 2013 a março de 2015.
            Um histórico completo sobre essa série de Antologias pode ser encontrado a partir da página 128 do livro “SOBRAMES PAULISTA”, abrangendo o período até o ano de 2007, bem como no BLOG da sociedade, com atualização até o presente momento. Esta publicação é integralmente paga com recursos da Sobrames-SP e tem distribuição gratuíta aos autores e demais membros.

 Coletâneas
     A Sociedade já editou treze coletâneas com trabalhos dos membros. Esta série de livros atualmente é publicada nos anos pares e as edições são produzidas em sistema cooperativo entre os autores participantes.
Até o momento já foram publicados os seguintes volumes: “Por um Lugar ao Sol” (1990); “A Pizza Literária” (1993); “A Pizza Literária - segunda fornada” (1995); “Criação” (1996); “A Pizza Literária - quinta fornada” (1998); “A Pizza Literária - sexta fornada” (2000); “A Pizza Literária – sétima fornada” (2002);  Pizza Literária – oitava fornada” (2004); “A Pizza Literária – nona fornada” (2006); “A Pizza Literária - décima fornada” (2008); “A Pizza Literária - décima primeira fornada” (2010); “A Pizza Literária - décima segunda fornada” (2012); e “A Pizza Literária – décima terceira fornada” (2014).
O histórico dessa publicação, assim como seus detalhes, constam no livro “SOBRAMES PAULISTA”, a partir da página 116, com informações até a edição de 2006, e também no BLOG da sociedade, com atualização até os dias atuais.

Coleção Letra de Médico
A partir de 2015 a regional do estado de São Paulo está dando início a um projeto de publicação de obras individuais de autores membros das diversas regionais da Sobrames e autores médicos mesmo que não afiliados, através de sistema de consórcio cooperativo entre os participantes.
O primeiro grupo de doze autores já está formado e a publicação dos livros, um a cada mês, terá  início a partir do mês de abril de 2015. Esta iniciativa pioneira idealizada na gestão da ex-presidente Josyanne Rita de Arruda Franco, permitirá a formação de um valioso acervo com a edição de obras individuais de autores médicos com condições especialmente vantajosas.  

Concursos literários
            Em 1997, foi instituído o concurso para a melhor poesia do ano, com o nome de  “Prêmio Bernardo de Oliveira Martins”, que corresponde a uma medalha cunhada especialmente para o prêmio e mais duas menções honrosas. Em abril de 2015 ele foi entregue pela 16ª vez, correspondendo ao período de 2013/2014.      A partir de 1999 foi instituído o concurso para a melhor prosa do ano, com o nome de “Prêmio Flerts Nebó”, que corresponde a uma placa especialmente gravada para o prêmio e mais duas menções honrosas. Em março de 2015 ele foi entregue pela 14ª vez, correspondendo ao período de 2013/2014.
            Desses dois concursos participam todos os membros da Sobrames-SP que apresentam seus textos durante as Pizzas Literárias e entregam cópia de seus trabalhos. Estes dois certames visam dar estímulo à criatividade dos autores membros da regional, tendo em vista a característica meramente diletante de seus participantes. Os regulamentos e o detalhamento dos vencedores de todas as edições constam no BLOG da regional São Paulo. Os julgadores desses concursos têm sido convidados dentre membros de outras regionais e entidades literárias, a quem os trabalhos são fornecidos sem qualquer identificação de autoria.
            Além dos prêmios de prosa e poesia já citados, trimestralmente acontece um “desafio literário” intitulado SUPERPIZZA, onde os escritores são convidados a produzir um texto em prosa ou verso sobre um tema sugerido. Ao melhor texto produzido na opinião de um jurado especialmente convidado para avaliação é ofertada como mimo uma garrafa de vinho.

Prêmios de incentivo
                       Em janeiro de 2007 foram introduzidos dois novos prêmios que têm como objetivo incentivar os integrantes da sociedade a participar de suas atividades. Trata-se do “Prêmio Rodolpho Civile”, de assiduidade, e que contempla com um certificado os membros mais assíduos às reuniões mensais das Pizzas Literárias durante o período de um ano. O outro é o “Prêmio Aldo Mileto” de melhor desempenho, cujo certificado é entregue ao membro que atendeu a um conjunto de requisitos, tais como publicações, participações em jornadas e congressos e frequência, dentre outros, também no período de um ano.

Diretoria
                       A cada dois anos a Sociedade Brasileira de Médicos Escritores, regional do Estado de São Paulo elege em Assembleia Geral Ordinária uma nova diretoria. Para o biênio 2015/2016 a diretoria está assim composta: Presidente: Carlos Augusto Ferreira Galvão; Vice-presidente: Márcia Etelli Coelho; Primeiro Secretário: Marcos Gimenes Salun; Segundo Secretário: Maria do Céu Coutinho Louzã; Primeiro Tesou-reiro: Helio Begliomini; Segundo Tesoureiro: Aida Lúcia Pullin Dal Sasso Begliomini; Conselho Fiscal (efetivos): Josyanne Rita de Arruda Franco, José Alberto Vieira e Roberto Antonio Aniche; Conselho Fiscal (suplentes): Alcione Alcântara Gonçalves, Geovah Paulo da Cruz e Mércia Lúcia de Mello Neves Chade.
           
Blog da Sobrames-SP
            Desde 2011 a Sobrames-SP mantém um BLOG onde se encontram textos literários de seus autores, bem como informações detalhadas sobre seu Estatuto, composição das diretorias desde a fundação, fotos e dados biográficos de associados (ativos e inativos), regulamentos de concursos de prosa e verso, donwload de publicações tais como o jornal “O Bandeirante” e Anais de algumas das Jornadas Literárias e muito mais. Está sendo reformulada a página relativa a “Livros”, que em breve conterá informações sobre publicações hoje constantes do acervo da regional.
            Em março de 2014 o blog contava com a marca que superava 34.700 visitas vindas de dezenas de cidades de todos os estados brasileiros, e de mais de 44 países, conforme informações de um programa instalado no mesmo. O endereço do BLOG é:

Sede
           Depois de longos anos em que a sede era itinerante (normalmente na residência de algum diretor ou de seu presidente) e o acervo da sociedade permacecia guardado de maneira dispersa nas residências destes; e graças a muitos esforços empreendidos por várias gestões de diretoria, finalmente a Sobrames-SP conseguiu ter sua sede.
 A partir de 2013 a sede está localizada no prédio da Associação Paulista de Medicina, na Avenida Brigadeiro Luis Antonio, 278 - 7º andar - Sala1 - CEP. 01318-000 - Bela Vista - São Paulo - SP. Ali acontecem as reuniões mensais da diretoria, sempre abertas a todos os associados interessados em participar. Na sede também está preservado o acervo histórico e literário da sociedade, cuja biblioteca já conta com mais de 500 volumes de livros e publicações de médicos escritores, ora em fase de organização e catalogação, para que fique disponível a todos os associados e interessados.

Como participar
     Podem tornar-se membros da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores todos os médicos, de qualquer especialidade, e todos os acadêmicos de medicina, em qualquer ano do curso, mediante simples solicitação de sua inscrição, e bastando que sejam também escritores de literatura não-científica, em qualquer gênero literário (romance, crônica, conto, poesia, ensaios, etc.).
Também podem tornar-se membros da Sobrames-SP escritores de qualquer outra formação profissional, apresentados por membros da sociedade. A solicitação será aprovada mediante análise da diretoria e existência de quorum na forma de seu estatuto. Os membros contribuem financeiramente com uma anuidade de pequeno valor. Os custos de algumas atividades da Sobrames-SP são pagos pelos participantes, como por exemplo, despesas de hospedagem em congressos e jornadas, despesas de consumo nas reuniões denominadas Pizzas Literárias, participação em publicações cotizadas entre os autores, dentre outras.

Dados Bibliográficos:
 - BLOG da SOBRAMES-SP: http://sobramespaulista.blogspot.com.brconsulta em 11.03.2015
- Begliomini, Helio e Salun, Marcos Gimenes – “Sobrames Paulista – compêndio dos seus vinte anos de história (1998-2008)” – Rumo Editorial – São Paulo – 2008 – ISBN 978-85-60380-08-4
- Edições avulsas da publicação mensal “O Bandeirante” – editores atuais Marcos Gimenes Salun e Josyanne Rita de Arruda Franco.
_____________________________________
Publicado no livro "Sociedade Brasileira de Médicos Escritores - JUBILEU DE OURO" 
Editora Usina do Livro - Belo Horizonte - MG - 2015

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...