Encontre o que quer ver

27.1.17

Reflexões casuais ao raiar do ano



BORBOLETAS AZUIS
“Tem dias, que nem sei de onde, surge uma borboleta azul enorme e linda em minha manhã. Ela entra pela fresta duma janela, pelos vãos da cortina, e displicentemente se instala em mim. Sobrevoa meu dia, borboleteando no seu jeito desajeitado de ser borboleta. Ela se insinua e logo escapa, como quem não quer nada com nada e não está nem aí com seu jeito efêmero de ser uma borboleta grande e azul. Com ela eu me divirto, eu sorrio novamente, eu volto a viver. Borboleteio com ela nessas horas, pois nada melhor que a despretensão desses voos desajeitados. Borboletas azuis aparecem sempre que sabem que são necessárias, isso sim!”
02.01.2013

DESINVENÇÕES
Hoje me deu de pensar em coisas meio esquisitas.  Naquelas meio estrambólicas e surreais que de vez em quando nos vêm na cabeça. Aí pensei em desinventar uma das que foram feitas só para atormentar nosso juízo. Tentei desinventar a saudade. Um pacote vindo da Oceania, uma ligação no Skype, uma voz distante, tudo pode ser motivo para desinventar a saudade. Mas logo vi que a saudade é mesmo uma desinvenção meio à toa, pois ela é aquela coceira que dá por dentro da gente, difícil demais de coçar.  Aí desisti. Prefiro essa comichão que vem lá do fundo e que nunca a gente coça direito, por mais que tente. Mas uma hora qualquer eu dou um jeito nela. Deixa estar.
04.01.2013

ÁGUAS
É que muitas vezes somos teimosos, mas não deveríamos insistir tanto com certas coisas improváveis. Seria útil refletir sobre o exemplo da sabedoria das águas dos rios, que nunca passam novamente sob a mesma ponte, que contornam obstáculos ao invés de evitá-los, que percorrem os caminhos de seu destino ora com a mansidão de quem desfruta o momento, ora com a volúpia frenética de quem tem certeza de onde quer ir. E assim vão se avolumando e se fazendo poderosos, se agigantando... Até que um dia viram oceano.  
 07.01.2013 (com saudades da visão do Velho Chico virando mar em Piaçabuçu).

CRENÇAS
O mundo é movido por uma porção de coisas, em primeiro lugar, pela mão onipotente e poderosa do Grande Arquiteto do Universo. Para alguns tudo é fruto do acaso. Para outros, este simplesmente não existe. Há os que creem em destino, e há os que abominem essa ideia. Há quem espere pelo óbvio, que nem sempre acontece. E há também quem acredite no impossível, que de repente... Pronto! É a vida seguindo sua trajetória e são os que vivem buscando entender todo esse mistério de ganhar e perder. Seguir em frente. Conquistar. Um mistério e tanto a ser desvendado se pensarmos que há muitos que não têm sequer um pouco de fé. É preciso acreditar na vida e no jeito próprio que ela encontra para tomar conta de tudo. Eu acho.

16.01.2013
__________________________________
Publicado na "Antologia Paulista" - Vol.9
Rumo Editorial - SP - 2013 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...