Encontre o que quer ver

17.12.08

Quinze Poetrix










Caracterizado por seu conteúdo essencialmente minimalista, o POETRIX é um terceto que requer obrigatoriamente um título que deve interagir com a poesia. No POETRIX, suas 30 sílabas não pressupõem qualquer rigor de métrica ou rima, mas, no entanto, espera da poesia uma completa interação entre o autor e o leitor, em qualquer tempo.








ESPÉCIE INVASORA
Erva daninha
Tanta vida pra usurpar,
Escolheu logo a minha.

VICINAIS
Meus caminhos se perdem
Por ribanceiras e verdes
Da terra que não tem mais fim

NAVE DE MIM
Para onde vais?
Com que porto sonhas?
Qual será teu cais?

IMPERTINÊNCIA
Fico olhando para o espelho
Que me afronta com a carranca
Da juventude que o tempo arranca.

VAZANTE
Mesmo que não chova,
A lágrima comprova:
Olhos correm para o mar!

PRECAVIDO
Antes que broche
prende sua musa
num camafeu.

FÁTUO
Fogo que me queima,
e teima
não fazer cinzas de mim.

INSTINTO
Alma fêmea,
Rugindo,
Sinal de perigo

AMARGO
Um cálice,
Tinto, seco,
Dizendo cale-se.

EFÊMERA
Bolha de sabão,
Estoura,
E já não é.

PRETENSÃO
O melhor verso,
a estrofe perfeita...
Talvez eu escreva amanhã.

PECADO
Mortal de nascença
capital de hora em hora...
Será que pequei agora?

PACIÊNCIA
Plantar uma semente
e sentar-se ao lado,
esperando pela sombra.

TROCANDO EM MIÚDOS
Nós fazíamos versos
como quem petisca num bar,
sem pressa, sem parar...

POR FALAR NISSO
Brindemos!
Ao muito que nos resta
do pouco que ainda temos.

_______________________________________________________________

Apresentado na "IX Jornada Médico-Literária Paulista" da Sobrames-SP
Realizada de 27 a 30 de setembro de 2007
Hotel Intercity - Jundiaí - São Paulo
Publicada nos Anais da "IX Jornada Médico-Literária Paulista"
Rumo Editorial - São Paulo - 2007
Menção Honrosa no Concurso de Poesias da Jornada

________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...