Encontre o que quer ver

15.11.15

O sumiço do Belo

15:35hs 

- Você já está pronta, Angelina?
- Vai descendo, Etelvina! Me deixa só passar um pente no cabelo que eu já vou...
- Não demora, Angelina, senão fica tarde e o mercado enche de gente. Você sabe como fica o mercado no fim da darte, né, Angelina?
- Vai descendo, Etelvina! Eu só vou passar um pento no cabelo e já vou...
- Angelina?
- O que foi Etelvina?
- Você pegou a lista do que nós vamos comprar no mercado? Não esqueceu do sabão em pó, né, Angelina?
- Não foi você que anotou o sabão em pó, Etelvina?
- Ah, é... Bom, eu estou descendo... Não demora! E vê se fecha a porta direito na hora de sair, heim, Angelina!

17:50 hs

- Não te falei que o mercado enche a essa hora, Angelina? Olha a fila nos caixas! Até a gente chegar em casa...
- Nós vamos perder a novela, Etelvina.
- Dá vontade de largar o carrinho aqui dentro e ir embora, né, Angelina?
- Você que sabe, Etelvina. Se a gente for embora sem levar as compras, val faltar chá mate amanhã...
- E o sabão em pó? Você pegou, Angelina?
- Não foi você que pegou, enquanto eu fui buscar papel higiênico, Etelvina?
- Eu? Eu não, Angelina. Você falou que aproveitava e pegava também o sabão, tá lembrada, Angelina?
- Então ninguém pegou, porque eu não peguei... Que cabeça essa sua, heim, Etelvina?
- Fica aí na fila que eu vou lá pegar o sabão em pó, Angelina!

18:35 hs.

- Angelina?
- O que foi, Etelvina?
- Cadê o Belo?
- Como, cadê o Belo? Tá ali perto da guarita do guarda, Etelvina! Você me pergunta cadê o Belo? Vai andando, Etelvina!
- Eu não estou vendo o Belo, Angelina...
- Já te falei pra você trocar esses óculos, né, Etelvina? Eu não enxergo direito, mas a guarita do guarda eu estou vendo...
- E o Belo, tá lá, Angelina? Eu não tô vendo o Belo...
- Como que não tá vendo o Belo, Etelvina? Não me deixa nervosa!
- A guarita não é essa, Angelina?
- É... Acho que é... É essa mesmo! Cadê o Belo, Etelvina?
- Angelina! O Belo sumiu!
- Não me fala uma bobagem dessas, Etelvina! Não me deixa nervosa!
- O Belo sumiu, Angelina...
- Para de chorar, Etelvina! Você tá me deixando nervosa! O Belo não pode ter sumido... Ele estava aqui... Ele...
- Sumiu, Angelina! O belo sumiu...
- Ai, meu Deus do céu! Eu vou ter um ataque do coração... Me segura, Etelvina, que eu tô tremendo...
- O Belo sumiu... Angelina, ele sumiu!
- Belo... Ai, ai, ai...

Três meses depois...
                
- O Doutor Vilela ligou, Etelvina!
- E o que ele falou, Angelina? Acharam o Belo?
- Nem me fala no nome dele, Etelvina... Me dá um aperto no coração só de pensar...
- E você pensa que comigo é diferente, Angelina?
- Não começa a chorar de novo, Etelvina! O Doutor Vilela disse que é pra gente manter a calma, que essas coisas são demoradas mesmo...
- Manter a calma, Angelina? É que o Doutor Vilela não viveu mais de trinta anos junto com o Belo... Por isso é que ele fala pra manter a calma... Queria ver se fosse ele!
- Não seja malcriada, Etelvina! Ele está tentando ajudar...
- A única ajuda seria encontrar o Belo, Angelina. Você sabe da afeição que eu tinha pelo Belo...
- Como você fala “eu tinha”, Etelvina? Você me fala “eu tinha” como se já não se importasse com o Belo!
- Modo de falar, Angelina! Modo de falar.
- Então está bom, Etelvina! O Doutor Vilela falou que eles continuam procurando o Belo. Só que a polícia até agora não tem notícia nenhuma. Mas eles continuam procurando...
- Coitado do Belo... Tão conservado! Sempre tão limpinho, né, Angelina?...
- Quando ele sumiu estava igualzinho ao primeiro dia em que ele chegou. Tá lembrada, Etelvina?
- Como é que eu ia me esquecer, Angelina?
- Coitado do Belo...
- Não chora, Etelvina...

Oito meses depois...
               
- Angelina, nós não vamos no mercado hoje?
- Não estou com vontade, Etelvina...
- Mas vamos lá, andar um pouco, distrair... Amanhã é teu aniversário, esqueceu, Angelina? Vamos comprar fermento pra te fazer um bolo...
- Setenta e dois eu vou fazer, não é, Etelvina?
- Setenta e quatro, Angelina. Setenta e dois vou fazer eu no dia 25 de setembro, não lembra mais? Foi no dia em que o Belo chegou, trinta anos atrás...
- Você precisava falar no nome do Belo, Etelvina? Só pra me fazer chorar de novo, heim, Etelvina?
- Desculpa, Angelina! Eu não tinha intenção... Vamos no mercado, vai? Assim a gente esquece um pouco dessa tristeza...
- Tá bom, Etelvina! Então vai descendo que eu vou passar um pente no cabelo e já vou.
- Não esquece de trancar bem a porta, Angelina!
- Etelvina?
- O que é, Angelina?
- Não vai ser pior a gente ir lá no mercado onde sumiu o Belo, heim, Etelvina?
- Esquece, Angelina... Se a gente não for no mercado hoje, amanhã não vai ter fermento pra fazer o bolo...

Três anos depois...

- Angelina, o Doutor Vilela ligou!
- Quem é esse Doutor Vilela, Etelvina?
- Como quem é esse Doutor Vilela, Angelina?
- É da clínica, Etelvina? Eu só tenho consulta marcada pra semana que vem!
- É o Doutor Vilela que está cuidando do caso do Belo, Angelina!
- Do Belo? Ele achou o Belo, Etelvina? Me fala que ele achou o nosso Belo, Etelvina! Me fala, vai...
- Achar, não achou! Mas falou que o mercado vai pagar a indenização pelo sumiço do Belo. Não é uma maravilha, Angelina?
- E quanto eles vão pagar, Etelvina?
- O Doutor Vilela disse que é mais de trinta mil. Não tá bom, Angelina?
- Trinta mil, Etelvina? O nosso Belo valia trinta mil?
- Pela afeição, valia muito mais, né, Angelina?
- Até doente do coração eu fiquei por causa do Belo, Etelvina! Agora eles vão dar trinta mil pra gente, e, tchau, Belo! Não vão mais procurar nosso Belo, nunca mais...
- Mas eles já pararam de procurar faz tempo, Angelina... Se o Belo não apareceu até hoje, não aparece mais...
- Tem razão, Etelvina! Você se lembra quando a gente foi com o Belo pra Santos, Etelvina?
- Claro que lembro, Angelina...
- Foi a primeira viagem do Belo com a gente... Tá guardada aquela fotografia que nos tiramos com o Belo na serra, não tá, Etelvina?
- Tá, Angelina...
- Etelvina?
- O que é, Angelina?
- Se a gente for comprar outro carro com o dinheiro da indenização do Belo, vamos procurar um igual a ele, heim, Etelvina?
- Igual, Angelina? Você acha que vamos encontrar um Fusca sessenta e nove tão conservado quanto o Belo, Angelina?
- Tem razão, Etelvina... Etelvina?
- O que é, Angelina?
- Tomou o remédio do coração, Etelvina?

***

Publicado no livro “Contos & Encontros” – Legnar Editora – São Paulo – 1998.
ISBN 85-86556-04-1

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...